Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Novo padrão de emplacamento para veículos começa a ser utilizado no Brasil

Placa Mercosul será apresentada nesta terça-feira (11/09/2018) no Rio de Janeiro.

há 6 anos

Será apresentado nesta terça-feira (11/09/2018) o novo padrão de emplacamento de veículos a ser utilizado no Brasil, atendendo ao modelo dos países integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

O Rio de Janeiro será o primeiro Estado da Federação a fazer uso do novo modelo, que deverá ser implantado nos demais Estados até o dia 01 de dezembro de 2018, conforme previsão do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Os condutores que adquirirem veículos zero quilômetro, fizerem transferência ou troca da tarjeta do município (que não existe mais no novo modelo, substituído pelo brasão da localidade), obrigatoriamente já receberão as novas placas.

Os demais veículos que não se encaixem nessas características, não são obrigados a fazer a mudança imediata, podendo realizá-la voluntariamente, se for do interesse do proprietário.

O preço será o mesmo do modelo antigo: R$ 219,35 (duzentos e dezenove reais e trinta e cinco centavos).

O que muda?

Especialistas indicam que o novo modelo oferece maior segurança aos proprietários, especialmente no que tange à clonagem.

Visualmente, ao invés do fundo cinza refletivo, as novas placas têm fundo branco com uma faixa azul na parte superior. A cor das letras varia conforme a característica do veículo, podendo ser preta (particular), vermelha (comercial/aprendizagem), azul (oficial), verde (especial), amarela (diplomático) e prateada (colecionador).

Outra mudança verificada está na identificação do veículo, que passa a ser de quatro letras e três números, no padrão "Letra-Letra-Letra Número-Letra Número-Número".

Os selos identificam o Estado do município dos veículos. O tamanho é o mesmo da antiga, 40cm de largura e 13cm de altura. No canto superior esquerdo, o novo modelo conta ainda com a impressão do logotipo do Mercosul e, logo abaixo, um QR Code que promete facilitar a verificação da situação do veículo em fiscalizações.

Com a mudança, o Brasil passa a ser o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai e Argentina foram os dois primeiros, respectivamente, nos anos de 2015 e 2016.

Estima-se que toda frota brasileira deverá adotar o novo modelo até 2023.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações17
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações805
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-padrao-de-emplacamento-para-veiculos-comeca-a-ser-utilizado-no-brasil/623711161

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)